Este livro sobre “Os valores do cuidado”, refere-se às várias ações que permitiram nossa sobrevivência como uma espécie em vários estágios da vida, ainda mais quando somos afetados por uma doença. Tenta cobrir uma das principais finalidades da Medicina, que é o cuidado e a cura daqueles que são afligido por alguma doença e aqueles que não tem cura.

Cuidar representa o desejo de ajudar, de esforçar-se para salvar, conservar, proteger ou sustentar a vida do outro, de modo a garantir que seja abrangente para atender as múltiplas necessidades físicas, mental, espiritual e existencial das pessoas. Será centrado no paciente e não na doença e levará em consideração sua biografia pessoal, seus medos e suas preocupações através de uma comunicação eficaz. Esta atividade experimentou uma melhora perceptível nos últimos dois séculos a custa de uma melhor compreensão da causas das doenças, o surgimento de novos tratamentos médicos e de enfermagem, combinado com os avanços culturais, industriais e da saúde. Sua profissionalização tem possibilitado o desenvolvimento da medicina e das ciências Social.

Quando os seres humanos estão doentes precisam de ajuda, porque todos são  vulneráveis, além de serem finitos e temporários  e fazerem parte de uma cadeia de trocas ao cuidar uns aos outros. Cuidar envolve reconhecer e responder à pessoa que sofre, não como um sujeito com uma doença, mas como um indivíduo em pleno exercício de sua personalidade que apela à humanidade da outra pessoa. Cuidar de outras pessoas implica saber como observar e apreciar as suas necessidades, para que possa ser tratada e possa satisfazê-la da maneira correta.

O cuidador deve ajudar o doente ou aqueles que dele precisam, apoiando-os o mais dignamente possível em seu sofrimento, através de uma atitude interessada e afetuosa, de um tratamento gentil e respeitoso e de uma atenção cuidadosa, onde possam  combinar palavras que fortaleçam a esperança com  conhecimento para aliviar a incerteza e a angústia. Este livro objetiva reunir os ingredientes para melhorar a qualidade de vida dos doentes e de suas famílias, sempre respeitando os valores e a dignidade do ser humano que deposita sua confiança em nós para tornar realidade as palavras de Thomas Ruskin:

“quando o amor e a habilidade trabalham em conjunto, o resultado é um Obra-prima”

O livro “OS VALORES DO CUIDADO”, é um lançamento de Paliativos Sín Fronteras que em breve estará ao alcance de todos.