EQUIDADE

O aumento do acesso aos serviços de cuidados paliativos e hospice continua a ser um desafio em diferentes partes do mundo, especialmente em países de baixa e média renda .
O estatuto das comunidades compassivas incentiva, facilita, apoia e celebra o cuidado mútuo nos momentos de provação da vida. Isso inclui pessoas que vivem com doenças graves, idosos, pessoas que passam por luto e perda e os desafios dos cuidados de longo prazo.
Os governos, os formuladores de políticas e os prestadores de cuidados paliativos devem trabalhar juntos para desenvolver e implementar estratégias nacionais de cuidados paliativos. A colaboração com parceiros regionais é fundamental para integrar as mudanças e criar mudanças duradouras que afetem diretamente a comunidade.
Milhões de pessoas passam por sérios sofrimentos relacionados à saúde todos os dias. De acordo com as agências da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 80% da população mundial vive em á reas onde há escassez ou não há fornecimento de medicamentos para o alívio da dor, apesar de a morfina, o principal aliado no alívio da dor moderada e grave, ser barata e um dos principais elementos da Lista de Medicamentos Essenciais da OMS.

CUIDADO

Com muita frequência, não há atendimento disponível  para as pessoas que convivem com doenças graves e seus cuidadores. Precisamos de mais atendimento domiciliar e de profissionais de atenção primária com habilidades em cuidados paliativos.
Cuidar dos outros é um ato de bondade. A compaixão implica empatia. Compartilhar os sentimentos de outras pessoas ajuda a compreender e a ter compaixão de como elas se sentem.
Os cuidadores compassivos têm empatia com a dor e o sofrimento de seus
pacientes, o que é vital para o bem-estar deles. O cuidado compassivo deixa as pessoas que vivem com necessidades de cuidados paliativos mais confortáveis, cuidando delas quando estão com dor, sentindo-se doentes ou sofrendo de estresse emocional ou psicológico.

Pacientes e Familiares no Centro de Cuidados Comunitários.

Há uma série de iniciativas comunitárias compassivas acontecendo em todo o mundo.

Carta da Compaixão
Cidades amigas da terceira idade (OMS)
Demência Friendly
Comunidades Compassivas

Saúde Pública e Cuidados Paliativos Internacional, o lar das Comunidades Compassivas.

Fonte:WHPCA