Nossa História
A gênese dos Paliativos Sem Fronteiras (PSF) remonta o ano de 2009, quando colegas da Sociedade Basca de Cuidados Paliativos, da Sociedade Castelhana-Leonesa de Cuidados Paliativos, da Cooperativa Médica Canárias Sahel e da Fundação Adeste se reuniram em San Sebastián-Espanha para sua criação. O PSF seria então fundado como uma ONG de Desenvolvimento de Saúde, sem fins lucrativos, tendo como objetivo a promoção da cooperação internacional em cuidados paliativos, alívio da dor e oncologia, para os países de baixos e médios recursos, tanto para a formação de profissionais, quanto para o apoio a projetos estruturais e de pesquisa, como forma de ajudar a reduzir o sofrimento causado por doenças e morte prematura.
O PSF iniciou seu trabalho no Hospital Dominicano de Yaounde, Camarões, em 2010, apoiando a manutenção de 10 leitos para pacientes com HIV-AIDS e o treinamento de profissionais em Cuidados Paliativos e Tratamento da Dor, com o envio de assistentes de ensino e estágios por unidades de Cuidados Paliativos espanhóis e chilenos. Em 2013, apoiou a criação do programa Porta a Porta para o cuidados paliativos em domicílio em Bikop-Camarões e em abril de 2014, deu suporte a abertura da Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital Dominicano Yaoundé. Alinhado a estes projetos, obteve o acesso à morfina na região francófona dos Camarões.
Em 2014, o PSF uniu-se com a Sociedade Basca de Cuidados Paliativos (SOVPAL), que já fazia cooperação internacional em cuidados paliativos desde 1996, para reforçar e ampliar o seu trabalho na Espanha, na América Latina e na África. O PSF e a SOVPAL já trabalhavam desde 2009 em vários programas de treinamento e cooperação internacional em Cuidados Paliativos e na edição de vários livros: “Manejo do Câncer na Atenção Básica”, “Medicina Paliativa e Manejo da Dor na Atenção Básica”, “Guia de Recursos Sócio Sanitários e Paliativos de Álava ” e Notas Paliativas. Em 2015, o PSF, após a publicação do livro “Medicina Paliativa em Crianças e Adolescentes”, incorporou em seus objetivos a colaboração ao desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em crianças e ao combate a morte prematura nos países que não possuem este nível assistencial.
Em 2015, o PSF é aceito pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional como uma ONG de Desenvolvimento em saúde e é declarada Entidade de Utilidade Pública pelo Ministério do Interior da Espanha. Neste mesmo ano recebe o prêmio de ONG de Desenvolvimento de 2015 da Fundação e Sociedade Espanhola de Dor por seu trabalho de ensino na América Latina e na África.
PALIATIVOS SIN FRONTERAS
Reg. Asoc. Gipuzkoa : G-75000521 Registro Nacional de Asociaciones España 593403EuropeAid ID nº ES-2014- DVO-170293773.
“ONG DEL AÑO 2015” Sociedad Española del Dolor ONGD de la AECID nº 2834 /26-10-2016 Entidad de Utilidad Pública 31-08-2016